Lição 1 - A atualidade dos profetas menores
Título
A)
INTRODUÇÃO AO TRIMESTRE
Estamos dando início ao último trimestre
letivo do ano de 2012, completando, assim, pela graça e misericórdia do Senhor,
mais um ano de estudos da Palavra de Deus, caminhando em santificação nesta
nossa peregrinação terrena.
O ano
letivo iniciou-se com um importante estudo sobre a verdadeira prosperidade
bíblica, quando, então, enfrentamos os ensinos falsos da teologia da
prosperidade, de longe o maior mal que tem afligido a Igreja nestes dias
derradeiros da dispensação da graça.
No segundo trimestre, seguindo a linha
adotada há alguns anos pela Casa Publicadora das Assembleias de Deus (CPAD),
tivemos o estudo de um livro das Escrituras, desta feita, o livro do
Apocalipse, ainda que com ênfase na primeira parte do livro, que trata das sete
cartas que o Senhor Jesus mandou às igrejas da Ásia Menor.
No
terceiro trimestre, findo há pouco, como que complementamos o estudo do
primeiro trimestre, estudando sobre como vencer as aflições da vida,
conscientizando-nos de que, neste mundo, teremos aflições mas que, mantendo a
comunhão com o Senhor, não só as aflições não atingirão nossa vida espiritual,
como também nós poderemos vencê-las assim como Cristo as venceu.
Agora, neste último trimestre, seguindo a
linha da CPAD de estudarmos livros tanto do Novo quanto do Antigo Testamento,
teremos o estudo dos doze profetas menores, como são conhecidos os últimos doze
livros do Antigo Testamento, livros estes que, na Bíblia Hebraica, correspondem
a apenas um livro, denominado de “Os Doze”.
O
estudo dos doze profetas menores tem, como mostra o subtítulo de nosso trimestre,
o objetivo de, através destas mensagens proféticas, dar a cada um de nós
estrutura espiritual para que prossigamos em santificação.
Com
efeito, os profetas foram levantados em Israel como mensageiros de Deus a fim
de que os israelitas corrigissem seu desvio espiritual e, desta maneira,
retomando a linha traçada pelo Senhor na lei, pudessem aguardar devidamente o
Messias que havia sido prometido.
As
mensagens proferidas pelos profetas em Israel, apesar de o Senhor Jesus já ter
vindo ao mundo, continuam sendo atuais, uma vez que a Palavra de Deus permanece
para sempre (I Pe.1:25). São mensagens vindas diretamente de Deus, são palavras
anunciadas por homens inspirados pelo Espírito Santo (II Pe.1:21) e, portanto,
como Deus é imutável (Ml.3:6; Tg.1:17), o que o Espírito Santo falou para
animar os israelitas no aguardo do Messias também nos serve para que, também,
retomando uma vida de santificação, possamos aguardar este mesmo Messias que
voltará para nos levar para a glória onde está atualmente (Jo.14:1-3). É esta, aliás, a mensagem que nos traz a
capa da revista do trimestre.
A capa nos traz dois ambientes bem diversos.
Em primeiro plano, vemos uma pena, uma lâmpada antiga e um rolo provavelmente
de pergaminho, devidamente selado.
Esta ilustração remonta-nos à Antiguidade,
à própria elaboração das Escrituras, que eram manuscritas e copiadas pelos
escribas em rolos de papiro ou de pergaminho. Cada rolo era um livro e um dos
rolos continha as mensagens dos doze profetas denominados, posteriormente, de
“profetas menores”, por serem as suas mensagens escritas de pequena extensão e,
por isso, poderem ser reunidas todas em apenas um rolo, o chamado “livro dos
doze”, que será, precisamente, o objeto do estudo deste trimestre.
Entretanto, num segundo plano, encontramos
prédios com arquitetura moderna, a nos indicar alguma das grandes metrópoles
atuais do planeta.
Esta segunda ilustração nos fala dos nossos
dias, dias de grande tecnologia e desenvolvimento, dias em que os homens, ao
contrário do que ocorria nos dias dos profetas menores, moram em grandes
cidades e não mais no campo.
Apesar de toda esta tecnologia e de todo
este desenvolvimento, os homens, nos dias em que vivemos, continuam precisando
da mensagem de Deus, continuam precisando melhorar os seus caminhos para que
possam, um dia, ver o Senhor, pois, sem a santificação, ninguém verá o Senhor
(Hb.12:14).
Assim como Israel vivia, no tempo dos
profetas menores, uma perigosa decadência espiritual, nos dias em que vivemos,
a Igreja está, também, a viver dias de apostasia e, portanto, mais do que
nunca, a mensagem profética anunciada aos israelitas é bem-vinda para os servos
de Cristo Jesus, a fim de que, melhorando nossos caminhos, separando-nos do
pecado e revivendo as promessas de Deus, possamos todos, naquele dia,
contemplar o final de nossa salvação, com a glorificação quando do arrebatamento
da Igreja.
Depois de uma lição introdutória, em que
teremos um panorama geral a respeito dos profetas menores e da atualidade de
sua mensagem profética, estudaremos, um a um, os doze profetas menores, de
forma que, neste trimestre, não teremos, a rigor, blocos de lições, como
costuma ocorrer.
Apenas lembremos que os profetas menores
costumam ser divididos em dois grupos, a saber: os profetas menores anteriores
ao cativeiro da Babilônia e que proferiram suas mensagens tanto no reino do
norte (Israel) como no reino do sul (Judá), que são Oseias, Joel, Amós,
Obadias, Jonas, Miqueias, Naum, Habacuque e Sofonias; e os profetas posteriores
ao cativeiro da Babilônia, que somente proferiram mensagens para os judeus, já
que o reino do norte foi destruído e que são Ageu, Zacarias e Malaquias.
O comentarista deste trimestre é o
pastor Esequias Soares da Silva, presidente das Assembleias de Deus em
Jundiaí/SP, presidente da Comissão de Apologética da Convenção Geral das
Assembleias de Deus no Brasil (CGADB) e Diretor Acadêmico da Escola de Missões
das Assembleias de Deus (EMAD), que já há alguns anos vem comentando as Lições
Bíblicas.
B)
LIÇÃO Nº 1 – A ATUALIDADE DOS PROFETAS MENORES
Como parte das Escrituras Sagradas, a mensagem dos livros dos chamados
“profetas menores” é sempre atual.
INTRODUÇÃO
- Os livros dos chamados
profetas menores faz parte do cânon das Sagradas Escrituras e, portanto, é uma
mensagem que é sempre atual, pois a Palavra de Deus permanece para sempre (I
Pe.1:25).
- Os livros dos chamados
profetas menores foram inspirados pelo Espírito Santo (II Pe.1:21) e, portanto,
fazem parte da obra que o Espírito Santo realiza em cada salvo para nos
apresentar ao Senhor no dia do arrebatamento da Igreja (Jo.14:26; 16:13,14).
I
– A PROFECIA NO ANTIGO TESTAMENTO
- Deus escolheu Israel para
ser a Sua propriedade peculiar entre as nações da Terra (Ex.19:5,6). Assim,
para que o povo não se corrompesse (Pv.29:18), sempre levantou, no meio de
Israel, profetas, que eram Seus portavozes, como havia sido prometido ainda no
deserto através de Moisés (Dt.18:20,21), ele próprio um profeta de Deus
(Dt.34:10).
- A palavra
"profeta" é grega e significa "aquele que fala por alguém".
Profeta é, portanto, a pessoa que fala por Deus, podendo, ou não, predizer o
futuro. No hebraico, três são as palavras utilizadas para profeta, a saber:
"nabi"(איבנ), "roeh" (חאך) e "hozeh”(הזוח), palavras
que aparecem reunidas em I Cr.29:29.
- "Nabi" é a
palavra mais comum nas Escrituras hebraicas e tem o mesmo significado do grego
"profeta", ou seja, "anunciador", "declarador".
Já "roeh" e "hozeh"
significam "aquele que vê", ou seja, "vidente", como está
traduzido na versão em língua portuguesa, que era, segundo I Sm.9:9, a antiga
denominação dos profetas, querendo com isto dizer aquele que tem uma visão
sobrenatural, aquele que Deus dá a enxergar algo que os homens não veem. Apesar
dos esforços dos estudiosos, é difícil estabelecer se havia alguma diferença
entre estes termos no início da vida de Israel e, em caso positivo, em que
consistiria esta diferença.
- Além disso, os profetas
também são identificados no Antigo Testamento como sendo os “homens de Deus” (“‘ish
há Elohim”- א איש6:9 ;72:2.mS I ;6:41.sJ ;1:33.tD) (להים-8; I Rs.12:22; 13:1),
a indicar que eram pessoas escolhidas por Deus para serem Seus mensageiros. O
“profeta”, portanto, é alguém escolhido por Deus, um ser humano, mas que era
separado pelo Senhor para trazer mensagens ao Seu povo.
- Tanto assim é que somente
era reconhecido como “homem de Deus”, como profeta aquele que dissesse algo que
se cumprisse, visto que esta era a prova indelével de que tinha sido ele
porta-voz de Deus, que é a verdade (Jr.10:10). Eram estas, aliás, as instruções
dadas pelo próprio Moisés ao povo (Dt.18:21,22). Este conceito israelita era
conhecido até mesmo pelos povos vizinhos, como se verifica no caso da viúva de
Zarefate (I Rs.17:23,24).
- Deus levantou profetas durante
toda a história de Israel. A primeira pessoa que a Bíblia chama de profeta foi
o próprio Abraão, de onde seria formada a nação israelita (Gn.20:7). No
entanto, o primeiro profeta bíblico não foi Abraão, mas, sim, Enoque, que,
ainda antes do dilúvio, teria profetizado a respeito do estabelecimento do
reino milenial de Cristo (Jd.14).
- Em seguida, as Escrituras
mostram que Deus levantou como profeta a Moisés (Ex.4:15,16), precisamente no instante
em que começava a estruturar Israel como uma nação peculiar dentre todos os
povos. Moisés, portanto, passa a ser um modelo a ser seguido pelos profetas de
Israel, vez que foi ele o legislador, aquele que recebeu de Deus a própria lei,
as regras do pacto pelo qual Israel se tornou a propriedade peculiar do Senhor dentre
todos os povos.
- Não é sem razão, portanto,
que Moisés tenha sido considerado no Antigo Testamento como o maior profeta que
Israel tivera (Dt.34:10), pois ele mesmo teria recebido de Deus a própria lei,
num relacionamento tão íntimo (e é isto que significa a expressão “cara a
cara”) que fizera com que, ao retornar com as tábuas da Lei, o seu rosto
brilhasse, refletindo a glória de Deus (Dt.34:29-35).
- A partir de Moisés, Deus
sempre levantou profetas no meio do povo, revelando, sempre, qual era a Sua vontade
para o povo. Como o próprio Jesus afirmou, o ministério profético somente se
encerrou com João Batista (Mt.11:13), quando, então, veio o próprio Senhor, que
não era apenas o porta-voz de Deus, mas o próprio Deus conosco (Mt.1:23).
- Os profetas são chamados
de anteriores e de posteriores, conforme tenham, ou não, apresentado obras próprias.
Assim, são considerados anteriores os profetas cujos ministérios estão
registrados nos livros históricos (Samuel, Natã, Gade, Elias e Eliseu, entre
outros), enquanto que são denominados de posteriores os profetas que, surgindo
no final da história dos reinos já divididos de Israel e de Judá, deixaram
escritas suas mensagens em livros próprios. Eles formam a segunda parte dos
chamados "Neviim" (נכיאים), ou livros proféticos, começando pelo
livro de Isaías e terminando com o livro que congrega os chamados
"profetas menores", chamado de “Os Doze” (na nossa Bíblia, os livros
de Oseias até Malaquias).
OBS: Devemos tomar cuidado com a expressão
"profetas anteriores", pois ela também é utilizada pelos muçulmanos.
Para os islâmicos, os profetas anteriores são todos aqueles que antecederam a
Maomé, inclusive o próprio Jesus.
- Agostinho (354-430), o
grande filósofo e teólogo cristão do final da Antiguidade, foi quem criou as expressões "profetas
maiores" e "profetas menores" para designar os profetas cujos
livros são mais volumosos (Isaías, Jeremias, Ezequiel e Daniel) e os demais
livros, que são curtos, tão curtos que foram reunidos em apenas um livro, que
foi chamado de “Os Doze”, em grego, na versão da Septuaginta, "Dodecapropheton",
ou seja, "Doze Profetas" (Oseias, Joel, Amós, Obadias, Jonas,
Miqueias, Naum, Habacuque, Ageu, Sofonias, Zacarias e Malaquias).
- Quando se fala em
profecia, é preciso distinguir, em primeiro lugar, o sentido que assume esta
palavra nas Escrituras, porquanto temos, ao longo da história da salvação, três
manifestações distintas sob este nome, a saber, o ofício profético, o
ministério profético e o dom espiritual de profecia.
- O ofício profético
inicia-se com Enoque, vez que Judas menciona ter ele profetizado (Jd.14),
embora a primeira pessoa denominada de profeta nas Escrituras tenha sido Abraão
(Gn.20:7). O ofício profético teve como característica principal o da revelação
progressiva do plano de Deus para com o homem. O profeta era o porta-voz de
Deus, aquele que revelava o desconhecido à humanidade, o propósito divino para
a restauração do homem. Neste sentido, o ofício profético durou até João
(Mt.11:13; Lc.16:16), pois, com a vinda de Cristo, o próprio Deus Se revelou ao
homem, de forma plena e integral (Hb.1:1). São, pois, totalmente espúrias e sem
qualquer respaldo bíblico a aparição de novos profetas, que nada mais são que
falsos profetas, como é o caso de Maomé, Joseph Smith, Reverendo Moon e tantos
quantos se disserem complementadores da revelação de Cristo ao mundo.
- No Antigo Testamento, o
que temos, pois, é este ofício profético, o resultado da revelação progressiva
de Deus aos homens até a vinda de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, onde
este ofício se cumpriu plenamente. Por isso, não se pode confundir a natureza
da atividade profética antes e depois de Cristo, equívoco que muito tem
contribuído para a disseminação de heresias nestes últimos dias.- Portanto, as
mensagens proféticas do Antigo Testamento tinham a finalidade de mostrar a
Israel o Messias que havia de vir. Por isso mesmo, ainda há mensagens
proféticas do Antigo Testamento que não se cumpriram, uma vez que estão
relacionadas com o reino milenial de Cristo.
- Este é o sentido pelo qual o Senhor Jesus disse, certa feita, aos
doutores da lei, que as Escrituras d’Ele testificam (Jo.5:39), afirmação que
também confirmou após a Sua ressurreição quando Se dirigiu aos discípulos que
estavam no caminho de Emaús (Lc.24:25-27).
- Esta é também a razão pela
qual os apóstolos, em sua pregação do Evangelho, sempre enfatizavam que Cristo
viera cumprir as Escrituras (At.2:16,25; I Co.15:3,4), Escrituras que, àquela
época, circunscreviam-se apenas ao Antigo Testamento. A mensagem profética do
Antigo Testamento aponta para Cristo e, neste apontar para Cristo, é uma
mensagem sempre atual e necessária para todos quantos em Cristo Jesus creem.
- Por isso, temos de ver com
muita ressalva alguns críticos que têm surgido entre nós contra o uso do Antigo
Testamento nas ministrações da Palavra em nossas reuniões. Se é verdade que
devemos pregar Cristo e Este, crucificado (I Co.2:2), o fato de utilizarmos
textos do Antigo Testamento não nos desvia deste indispensável e inevitável “cristocentrismo”.
Não há mensagens mais cristocêntricas que as efetuadas pela igreja primitiva, como
vemos nos livros do Novo Testamento, mas, em todos eles, observamos como era
utilizado o Antigo Testamento, até porque eram, até então, as únicas Escrituras
existentes.
- Não negamos que, nos dias
hodiernos, muitos têm se apegado em demasia ao Antigo Testamento para ali construir
as suas teses mirabolantes e antibíblicas, notadamente os pregadores de
prosperidade, mas não podemos raciocinar pela distorção. O Antigo Testamento é
tão cristocêntrico quanto o Novo Testamento e não podemos desprezá-lo, pois,
devendo, tão somente, não nos esquecermos de, em sua mensagem, verificar onde está
Jesus Cristo e pregá-l’O a partir daqueles textos, exatamente como faziam os
apóstolos.
II
– OS PROFETAS MENORES
- A expressão "profetas
menores" foi cunhada por Agostinho, grande teólogo da Igreja, que viveu
entre 354 e 430 d.C., levando em conta o fato de que os escritos destes
profetas são diminutos em relação aos dos profetas estudados na lição anterior.
Assim, não têm qualquer relação com a importância destes profetas ou com sua
espiritualidade. Os profetas são iguais quanto a seus ministérios, mas estes
profetas escreveram menos em relação aos demais, chamados “profetas maiores”
(Isaías, Jeremias, Ezequiel e Daniel).
- A Bíblia hebraica reúne os
escritos destes profetas num só livro, ou seja, seus escritos eram reunidos em
um só rolo, chamado de "Livro dos Doze" (“Shenem Assar” – עשר שנים). Na versão grega da Septuaginta, eles foram
chamados de "Dodecapropheton", ou seja, "Doze Profetas".
Isto é importante porque o fato de haver citações de alguns destes livros no
Novo Testamento é a afirmação de reconhecimento de sua canonicidade integral,
pois, para os judeus (inclusive os escritores do Novo Testamento), estes
escritos formavam um único livro. Na
Vulgata e nas edições subsequentes, os livros foram divididos pelos seus autores,
gerando, então, doze livros separados.
- Os profetas menores são:
Oseias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miqueias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu,
Zacarias e Malaquias. Estes profetas
costumam ser divididos em dois grupos: os profetas pré-exílicos, ou seja,
anteriores ao cativeiro da Babilônia (Oseias, Joel, Amós, Obadias, Jonas,
Miqueias, Naum, Habacuque e Sofonias) e os profetas pós-exílicos, ou seja,
posteriores ao cativeiro da Babilônia (Ageu, Zacarias e Malaquias).
- Na Septuaginta, que é a
versão do Antigo Testamento para o grego, que, segundo a tradição, teria sido
feita por sábios judeus em Alexandria, no Egito, no reinado de Ptolomeu II
Filadelfo (309-246 a.C.), o segundo rei do Egito depois divisão do reino de
Alexandre, o Grande por seus generais, rei que ficou com o domínio da Palestina,
a ordem dos doze profetas menores é diferente da que adotamos atualmente, a
saber: Oseias, Amós, Miqueias, Joel, Obadias, Jonas, Naum, Habacuque, Sofonias,
Ageu, Zacarias e Malaquias.
- A autoria destes livros é
muito discutida. Entendem alguns que foi feita uma compilação dos registros das
profecias destes homens de Deus, enquanto outros entendem que os escritos são dos próprios
profetas, que foram reunidos posteriormente no chamado "Livro dos
Doze". Como a característica destes profetas é, precisamente, o de terem
registradas as suas mensagens, a hipótese mais provável é a de que tenham sido
os próprios profetas os seus autores. Naturalmente que os escribas,
posteriormente, resolveram reunir estes registros num só rolo, até porque não
era razoável fazer rolos com mensagens não muito extensas.
- A tradição judaica entende
que o profeta escrito mais antigo teria
sido Oseias e, por isso, colocam seus escritos no início do "Livro dos
Doze". No entanto, se for feita uma
análise criteriosa, veremos que o profeta escrito mais antigo é Jonas, pois a
Bíblia diz que Jonas profetizou a respeito de Jeroboão II (II Rs.14:27), dando
a entender que o ministério deste profeta é anterior a este rei ou do início de
seu reinado, sendo certo que Oséias começou a profetizar no reinado de Uzias
(Os.1:1), que só começou a reinar no vigésimo sétimo ano de Jeroboão II (II
Rs.15:1). Há alguns estudiosos que identificam o filho da viúva de Sarepta, o
jovem a que Eliseu enviou para ungir a Jeú, com este profeta.
- Vejamos um sucinto resumo
de cada um dos doze profetas menores que estudaremos neste trimestre:
A
– PROFETAS ANTERIORES AO CATIVEIRO DA BABILÔNIA
1) OSEIAS - Em hebraico,
"Oshea"(הושע), que significa "Jeová é salvação". Seu ministério é considerado o mais longo de
todos os profetas do Antigo Testamento e durou desde o reinado de Jeroboão II
no reino donorte até depois da própria destruição do reino do norte, já no
tempo de Ezequias no reino de Judá.
2) JOEL - Em hebraico,
"Yo’el" )יןאל),que significa "Jeová é Deus". Joel é um profeta do reino do sul, o reino de
Judá. Segundo alguns estudiosos, o ministério de Joel é da época do rei Joás,
ou seja, um pouco anterior a Isaías e a Amós. Sua antigüidade é admitida na
tradição judaica, tanto que é colocado após os escritos de Oséias no
"Livro dos Doze".
3) AMÓS - Em hebraico,
" ’Amos"(עמןס), que significa
"fardo, carga pesada"(ou, também, segundo outros, "forte"),
nome bem adequado para descrição do ministério deste profeta que, sendo um
agropecuarista simples do reino do sul, foi chamado para trazer mensagens duras
para o povo do reino do norte, o reino de Israel, enfrentando grande
perseguição e oposição, principalmente dos sacerdotes de Betel, que eram os
responsáveis pela perpetuação do "pecado de Jeroboão, filho de
Nebate", o principal fator que levou à destruição das dez tribos. Seu
ministério ocorreu durante o reinado de
Jeroboão II, rei de Israel, num período de ilusória prosperidade, mas que era,
na verdade, um prenúncio da destruição que estava por vir e que é simbolizada
pelo terremoto, como se vê em Am.1:1.
4) OBADIAS - Em hebraico,
" ‘Obadiah" (עןבדיה), que significa "servo de Jeová". É o
menor livro do Antigo Testamento, dotado de tão somente um capítulo, sendo uma
profecia contra Edom, povo formado pelos descendentes de Esaú, que também era
chamado de Edom, que quer dizer "vermelho" (Gn.25:30). Edom regozijou-se
com a derrota de Judá e, por isso, Deus lança um juízo sobre o povo edomita
que, realmente, desapareceu enquanto povo, ainda que, nos tempos de Jesus,
fosse um edomita que estivesse reinando sobre os judeus (Herodes era edomita).
5) JONAS - Em hebraico, é
"Yonah" (יןנה), que significa pombo. Jonas era filho do profeta
Amitai e era da cidade de Gate-Hefer, cidade mencionada em Js.19:13 e que
pertencia a tribo de Zebulom, localidade próxima à cidade de Nazaré. Portanto,
tratava-se de um profeta do reino do Norte, o reino de Israel.
6) MIQUEIAS - Em hebraico,
"Mikhah" (מיכה), que significa, "quem é semelhante a Jeová
?". Seu ministério ocorreu durante
os reinados de Jotão, Acaz e Ezequias, reis de Judá, sendo ele próprio deste
mesmo reino, pois era de Moresete ou Maressa (Js.15:44), local que tem sido
identificado com uma aldeia situada a 40 km a sudoeste de Jerusalém,
pertencente à tribo de Judá. Logo observamos que seu ministério é contemporâneo
aos de Isaías, Oseias e Amós, se bem que tenha desenvolvido seu ministério no
reino do sul, ou seja, durante a época de Isaías.
7) NAUM - Em hebraico,
"Nahum"(נחןם), que significa "consolação", o que levou
alguns críticos a acreditarem que este nome seja um pseudônimo, apenas um nome
para indicar que o livro era uma espécie de consolo para o povo de Israel, qual
seja, a destruição dos assírios, que haviam destruído o reino do norte.
Entretanto, esta teoria não tem qualquer demonstração, sendo mais uma atitude
dos críticos para tentar lançar descrédito sobre as Escrituras Sagradas. Apesar
do silêncio do livro, tudo indica que Naum profetizou na mesma época de Jeremias
e era ele um profeta do reino do sul, pois Elcose, sua terra natal (Na.1:1) se
situa no reino de Judá.
8) HABACUQUE - Em hebraico,
"Habaquq" (חבקןק), que significa "abraço ardente"`,
"abraço amoroso" ou "lutador". Este livro é "sui generis",
pois seu livro é o resultado de uma indagação do profeta a Deus. Assim não se
tem, propriamente, uma mensagem de Deus para o povo, mas uma resposta de Deus
ao profeta que é tornada pública. Habacuque escreveu quando Nabucodonosor
invadiu Judá, o fato que sensibilizou o profeta e fê-lo fazer sua indagação ao
Senhor. É, portanto, mais um profeta do reino do sul (Judá).
9) SOFONIAS - Em hebraico, "Tsephan-Yah"(צפניה),
que significa "Jeová esconde", "Jeová protege", ou, ainda,
"tesouro". Sofonias pertencia à família real judaica, pois era filho de
Cusi, tataraneto do rei Ezequias. Seu ministério desenvolveu-se nos dias do rei
Josias, o último rei fiel de Judá (Sf.1:1).
B
– PROFETAS POSTERIORES AO CATIVEIRO DA BABILÔNIA
10) AGEU - Em hebraico, "Haggai"(חגי), que quer dizer
"festivo" ou "festividade", o que talvez estivesse relacionado
com a data do nascimento do profeta ter
se dado em alguma festa ou solenidade do calendário judaico. Mais uma vez vemos
um grande paralelo entre o nome do profeta e o seu ministério, pois Ageu foi levantado
para Deus para que o povo voltasse a ter, novamente, as suas festividades, que
haviam se interrompido com o cativeiro da Babilônia e que tinham o templo como
um indispensável ponto de referência (cfr. Ex.34:18,22,23). Foi contemporâneo
de Zacarias.
11) ZACARIAS - Em hebraico,
"Zachar-Yah" (זכריה), que significa "Jeová se lembrou". Uma
vez mais, apesar de se tratar de nome muito comum, aqui temos mais uma perfeita
adequação entre o nome e o propósito do ministério do profeta. Assim como Ageu,
Zacarias foi levantado por Deus para que o povo tivesse a certeza de que,
apesar das dificuldades presentes e da situação de penúria que se vivia, Deus
não havia Se esquecido, mas, bem ao contrário, havia Se lembrado de Seu povo e
estava com ele nesta dura tarefa de reerguimento das bases da nação judaica
depois do retorno do cativeiro da Babilônia. Foi contemporâneo de Ageu.14)
12) MALAQUIAS
- Em hebraico "Mala'kh-Yah" (מלאכי), que significa "anjo
ou mensageiro de Jeová", ou ainda, "seu mensageiro", que, aliás,
foi a tradução dada pela Septuaginta("angelou autou" – άγγέλου
αύτου), que, assim, não considerou a expressão como a de um nome próprio. Isto
fez alguns estudiosos a acharem que o livro é anônimo, ou seja, não se saberia
quem seria o autor do livro, que teria se identificado apenas como "mensageiro
de Deus" e muitos até entendem que o livro teria sido escrito por Esdras
(assim foi considerado no Targum de Jônatas — principal texto comentado em
aramaico do Antigo Testamento — ideia que foi acolhida por Jerônimo, o tradutor
da Bíblia para o latim – a chamada Vulgata Latina), no período de ausência de
Neemias, sem identificação de autoria. A tradição judaica, entretanto, sempre
afirmou ter existido um profeta com o nome de Malaquias e não seria a única vez
em que Deus teria levantado alguém cujo próprio nome indica a natureza de seu
ministério diante do Senhor. Malaquias foi o último mensageiro antes do silêncio
de quatrocentos anos, o último escritor do Antigo Testamento.
III
– A ATUALIDADE DOS PROFETAS MENORES
- Já temos dito, ao longo
deste estudo, que todas as Escrituras Sagradas são atuais, pelo simples fato de
se tratar da Palavra de Deus, e Deus é atemporal, ou, na feliz expressão do
pastor Severino Pedro da Silva (Assembleia de Deus – Ministério do Belém – São
Paulo/SP), para Deus sempre há um “eterno presente”.
- Portanto, se as Escrituras
são a Palavra de Deus e, para Deus, inexiste o tempo, Sua Palavra há de ser aplicável
a todo e qualquer tempo, sendo sempre, pois, atual. Foi o que disse o apóstolo
Pedro, ao dizer que a Palavra de Deus permanece para sempre (I Pe.1:25) e o que
disse o próprio Senhor Jesus, ao afirmar que as Suas palavras não hão de passar
(Mt.24:35; Lc.21:33).
- Desta maneira, como os
profetas menores pertencem ao cânon sagrado, isto é, pertence à relação dos
livros que foram considerados pelo povo de Israel como sendo inspirados por
Deus, consideração esta que foi confirmada pelo Senhor Jesus, que fez citação
dos mencionados livros durante Seu ministério, dando conta de que se tratam de
escritos inspirados pelo Espírito Santo (II Pe.1:21), não há porque duvidarmos que as mensagens daqueles homens
de Deus, embora voltados para o povo da antiga aliança, são perfeitamente aplicáveis
a nós, que somos o atual povo de Deus (I Pe.2:10).
- Mas, além deste fato que,
por si só, é bastante e suficiente para que nós estejamos sempre a meditar
nestes livros (ainda que saibamos que são os menos lidos, tanto que são de
difícil encontro quando se pede aos cristãos que os leiam em nossas reuniões…),
tem-se uma outra circunstância que justifica o seu estudo e que, inclusive,
levou a CPAD a levar-nos a estudá-los neste trimestre.
- Os livros proféticos, em
geral, trazem mensagens de homens de Deus que foram levantados pelo Senhor após
a divisão de Israel em dois reinos – o reino do norte, que se chamou Israel e o
reino do sul, que foi chamado de Judá, divisão esta que foi motivada pela
idolatria de Salomão (I Rs.11:1-13), o que representou o reingresso da idolatria
no meio do povo de Deus, idolatria esta que havia sido extirpada desde o tempo
do profeta e último juiz de Israel, Samuel.
- Ante o desvio espiritual
dos reis e a impotência dos sacerdotes em refrear esta apostasia, restou ao
Senhor, dentro de Seu profundo amor para com o Seu povo, levantar profetas para
que, através deles, pudesse levar o povo ao arrependimento de seus pecados e ao
término deste período de decadência espiritual.
- As mensagens dos profetas
chamados “literários”, ou seja, daqueles profetas que deixaram registradas suas
mensagens, mostra o interesse do Senhor em não permitir o desvio espiritual
do povo. Como os profetas literários são
os últimos profetas, os profetas mais tardios, notamos nitidamente que estamos
num período ainda mais crítico, em que o povo se recusava a ouvir a voz do
Senhor e a se arrepender dos seus pecados.
- Mas, na Sua onisciência, o
Senhor mandou que estes profetas deixassem suas mensagens escritas, ao contrário
dos que os haviam antecedido, uma vez que tais mensagens seriam adequadas e
pertinentes não apenas para o povo de Israel neste momento de grande decadência
espiritual, mas, também, no futuro, para a Igreja, este novo povo de Deus que
surgiria após a vinda do Messias.
- Assim como os israelitas
viviam, na época destes “profetas posteriores”, um período de grande decadência
espiritual, a Igreja, nos últimos dias da dispensação da graça, também sofreria
com a apostasia, como, aliás, relata o apóstolo Paulo em sua segunda carta aos
tessalonicenses, quando afirma que, antes que venha a manifestação do
Anticristo, ou seja, antes do término do tempo da Igreja sobre a face da Terra,
é mister que haja a apostasia (II Ts.2:3).
- O Senhor Jesus, mesmo,
quando pregou o Seu sermão dito escatológico ou profético, fez questão, também,
de advertir os Seus discípulos que, nos últimos dias, haveria muitos falsos
profetas, que haveriam de corromper o povo (Mt.24:4,11 e 24), que foi, aliás, a
mais repetida de todas as afirmações naquele que é Seu mais longo sermão
registrado nas Escrituras Sagradas.
- O apóstolo Pedro, também,
fez questão de dizer aos cristãos que, nos últimos dias, haveria uma
proliferação de falsos mestres, assim como houve, em Israel, precisamente no
período que estamos a analisar, uma proliferação de falsos profetas (II
Pe.2:1), mensagem também repetida por Judas, o irmão do Senhor, que foi, contra
a sua própria vontade, instigado pelo Espírito Santo para que escrevesse sobre
a necessidade de batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos (Jd.3,4).
- Deus, em Sua presciência,
portanto, sabendo que a Igreja haveria de passar por momentos muito similares pelos
quais passava Israel na época em que estava a levantar profetas dentro de um
quadro de apostasia, não só levantou estes homens de Deus para corrigir o povo
e levá-lo ao arrependimento de pecados e a uma vida de aproximação junto a
Deus, ou seja, uma vida de santificação, como também mandou que estas mensagens
fossem escritas, a fim de que não só servissem para a geração para as quais era
destinada, mas, também, séculos e milênios depois, para nós, que estamos a
servir ao Senhor nestes derradeiros dias da dispensação da graça.
- Diante de um quadro de
decadência espiritual, o Senhor faz-Se presente no meio do povo, demonstrando
Seu imenso amor e a extrema necessidade de os israelitas se voltarem para Ele,
a fim de que pudessem ser cumpridas as muitas promessas dadas pelo Senhor a
Israel.
- Os próprios judeus
reconhecem, até hoje, que os profetas trouxeram para o povo de Israel a face e
o caráter de Deus. Como diz Nathan Ausubel, “…Se a Torah — os Cinco Livros de
Moisés — pode ser tida como o símbolo do intelecto da religião judaica, então
as obras dos Profetas podem ser consideradas seu coração. Não se encontram, em
todas as literaturas sagradas da Humanidade, documentos em que melhor se
expressem tão elevados sentimentos e aspirações a uma sociedade liberta da
guerra, da fome e da opressão(…0. Os autores dos Documentos Proféticos foram,
de certa maneira, desbravadores do espírito; abriram caminhos de luz na escuridão
da selva social da Antiguidade…(BÍBLIA. In: A JUDAICA, v.6, p.88) (destaque
original).
- Assim como as mensagens
dos profetas eram suficientes para que o povo de Israel se arrependesse de seus
pecados e retornasse a ter comunhão com Deus, desfrutando de todas as Suas
promessas a fim de que, devidamente, pudessem aguardar o Messias e alcançassem
a sua salvação mesmo que o Messias não viesse em seus dias, pois a simples vida
de fé nesta esperança lhes resultaria na salvação, do mesmo modo estas mensagens
proféticas, ainda hoje, podem nos ser úteis para que, em santificação,
aguardemos o arrebatamento da Igreja para que nos encontremos com o Senhor nos
ares e com Ele vivamos para sempre (I Ts.4:16,17).
- O estudo dos profetas
menores, com suas mensagens mais compactas e dirigidas para certos pontos específicos
que estavam a impedir a comunhão de Israel
com o seu Deus, apresenta-se, assim, como um grande instrumento para que
nós, que também vivemos dias de grande apostasia, de grande desvio espiritual, saibamos
como devemos agir para que nos mantenhamos em santificação.
- Afinal de contas, no
término da última mensagem de Cristo para a Igreja, que é o livro de
Apocalipse, ficou bem claro que quem é santo, deve se santificar ainda
(Ap.22:11) e o “Livro dos Doze” traz mensagens de doze homens de Deus que,
levantados pelo Senhor em uma época muito similar à nossa, mostraram,
inspirados pelo Espírito Santo, como devemos agir para que, devidamente
separados do pecado, possamos ver o Senhor naquele dia que tanto esperamos.
- Que neste último trimestre
de 2012, possamos, mediante o estudo acurado das mensagens destes homens de Deus,
que o Espírito Santo inspirou e mandou que registrasse para nós, possamos tomar
posse destes tesouros deixados pelo Senhor para que, devidamente lavados no
sangue do Cordeiro, mantenhamo-nos puros e possamos entrar na cidade celeste
pelas portas (Ap.22:14). Amém!
Caramuru
Afonso Francisco
This entry was posted on terça-feira, 2 de outubro de 2012 at 06:01. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.
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