LIÇÃO Nº 4 – AMÓS, A JUSTIÇA SOCIAL COMO PARTE DA ADORAÇÃO
Título
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O livro de Amós mostra-nos que a gritante desigualdade social é fruto do pecado.
INTRODUÇÃO
- Na sequência do estudo dos
livros dos profetas menores, estudaremos o livro de Amós.
- Amós foi levantado por
Deus para denunciar a gritante desigualdade social vivida pelo povo de Israel
(reino do norte) nos dias de Jeroboão II, dias em que a prosperidade material
não retirou a injustiça, causada pelo pecado.
I
– O LIVRO DE AMÓS
- Em hebraico,
"Amos" (עמןס), que significa "fardo, carga pesada"(ou,
também, segundo outros, "forte"), nome bem adequado para descrição do
ministério deste profeta que, sendo um agropecuarista simples do reino do sul,
foi chamado para trazer mensagens duras para o povo do reino do norte, o reino
de Israel, enfrentando grande perseguição e oposição, principalmente dos
sacerdotes de Betel, que eram os responsáveis pela perpetuação do "pecado
de Jeroboão, filho de Nebate", o principal fator que levou à destruição
das dez tribos. Seu ministério ocorreu durante o reinado de Jeroboão II, rei de
Israel, num período de ilusória prosperidade, mas que era, na verdade, um
prenúncio da destruição que estava por vir e que é simbolizada pelo terremoto,
como se vê em Am.1:1.
- Segundo Edward Reese e
Frank Klassen, co-organizadores da Bíblia em ordem cronológica, o livro de Amós
seria datado de cerca de 764 a.C., ou seja, pouco tempo antes da morte de
Jeroboão II que, como já vimos na lição a respeito do profeta Oseias,
representou o início da derrocada do reino de Israel (o reino do norte). Como
afirma J.G.S.S. Thomson, em O novo dicionário da Bíblia, organizado por J.D.
Douglas, “…Uzias e Jeroboão [Jeroboão II, observação nossa] reinaram
paralelamente por trinta e seis anos (…). Visto que a lepra de Uzias tornou
necessária a corregência nos últimos anos de seu reinado (II Rs.15:1-7), talvez
o ministério de Amós devesse ser situado a meio caminho entre os reinados
paralelos de Uzias e Jeroboão II.
Não possuímos meios de saber por quanto tempo
já vinha pregando em Samaria quando lhe foi peremptoriamente ordenado que
regressasse à sua nativa Judá (7:10-13). Sem dúvida isso pôs fim ao seu
ministério como profeta de Yahweh.…” (THOMSON, J.G.S.S. Amós, livro de. In:
DOUGLAS, J.D.(org.). O novo dicionário da Bíblia, p.74).
- Amós é descrito no próprio
livro como sendo um dos pastores de Tecoa, pequena aldeia situada a 16 km ao
sul de Jerusalém, território pertencente a tribo de Judá. “…Sua posição elevada
[da aldeia de Tecoa, observação nossa] tornava-a uma cidade de defesa natural
(II Cr.11:6). As terras ao redor forneciam pasto para os rebanhos, cuidar dos
quais era parte da chamada de Amós (1:1). Em adição a essa atividade, era
também ‘colhedor de sicômoros’. A significação dessa informação é que Amós não
pertencia à classe da qual os profetas usualmente se originavam, nem foi
treinado para o ofício profético nas escolas dos profetas (7:14 e seg.)…”
(THOMSON, J.G.S.S., op.cit., pp.73-4).
- A mensagem do livro de
Amós diz respeito ao juízo vindouro que estava para ser lançado sobre o reino
do norte, o reino de Israel (as dez tribos), caso eles não se arrependessem de
seus pecados. Amós mostra como o pecado trazia uma situação de violência,
corrupção e injustiça social sem medida na sociedade israelita e que, apesar da
prosperidade material vivida, Deus chamaria o povo para um acerto de contas,
como acabou ocorrendo.
- Apesar de sua mensagem
contundente, o profeta foi expulso do reino de Israel e esta rejeição do
profeta representou a rejeição da própria mensagem divina, selando, assim, o
destino trágico daquelas tribos, até hoje conhecidas como as “dez tribos
perdidas de Israel”. Temos aqui, desde já, uma lição atualíssima deste livro:
se rejeitarmos à mensagem do Senhor, se não dermos ouvidos à Sua voz, estaremos
selando a nossa própria perdição. Pensemos nisto!
- O livro de Amós, que tem 9 capítulos, pode
ser dividido em três partes, a saber:
a) 1ª parte - juízos contra
várias nações - Am.1-2:5
b) 2ª parte - juízos contra
Israel - Am.2:6-9:10
c) 3ª parte - promessa de
bênção sobre Israel - Am.9:11-15.
- Em Amós, vemos que Deus
observa a vida do homem em todos os seus aspectos e que somente a libertação do
pecado pode proporcionar paz, segurança, justiça e verdadeira igualdade social.
Em Amós, nota-se a necessidade de alguém que venha tirar o pecado do mundo para
que haja a tão almejada época de justiça e paz na humanidade.
OBS: " Cumprimento de
Amós ante o Novo Testamento - A mensagem de Amós é vista mais claramente nos
ensinos de Jesus e na epístola de Tiago. Ambos aplicaram a mensagem do profeta,
mostrando que a verdadeira adoração a Deus não é a observância meramente formal
da liturgia religiosa: é o 'ouvir' e o 'praticar' a vontade de Deus, e o
tratamento justo e reto ao próximo (e.g., Mt.7.15-27; 23; Tg.2). Além disto,
tanto Amós quanto Tiago enfatizam o princípio de que 'a religião verdadeira
exige comportamento correto'. Finalmente, Tiago cita Am.9.11,12, no Concílio de
Jerusalém (ver At.15.16-18), onde inclui os gentios na Igreja."(BÍBLIA DE
ESTUDO PENTECOSTAL, p.1297).
" Cristo Revelado - Não há
referências diretas a Cristo em Amós. Nenhuma tipologia é tampouco apresentada.
Parece haver uma alusão, todavia, a Am.1.9,10 na afirmação de Jesus em
Mt.11.21,22. Amós fala sobre o julgamento que vem sobre Tiro, Jesus diz que, se
as poderosas obras que foram feitas em Corazim e Betsaida 'fossem feitas…em
Tiro e Sidom, há muito que se teriam arrependido com pano de saco grosseiro e
com cinzas.' Outro conceito de Amós é retomado por João em Apocalipse. Amós fala
sobre os profetas de Deus como servos e diz que Deus nada faz sem revelar Seu
plano para Seus servos, os profetas (Am.3.7).
João fala acerca do soar da
sétima trombeta, quando 'se cumprirá o segredo de Deus, como anunciou aos
profetas, seus servos; (Ap.10.7)."(BÍBLIA DE ESTUDO PLENITUDE, p.871).
- Segundo Finnis Jennings
Dake (1902-1987), o livro de Amós tem 9 capítulos, 146 versículos, 28
ordenanças, 31 perguntas, 2 promessas, 117 predições, 121 versículos de
profecia, 8 versículos de profecias não cumpridas, 113 versículos de profecias
cumpridas e 35 mensagens distintas de Deus.
- Segundo alguns estudiosos,
o livro de Amós, o 30º livro da Bíblia, está relacionado com a 8ª letra do
alfabeto hebraico “chet” (ח), cujo significado é de “cerca”, “divisa”,
“parede”, “cerco”. Esta ideia está relacionada com a “graça” e a “misericórdia”
divinas, pois, como diz Richar Amiel McGough, “…nós somos cercados por todos os
lados pela livre misericórdia e graça divinas…” (The Bible Wheel Book, p.214)
(tradução nossa de texto em inglês). O Senhor, porém, tem um prumo que mostra
se estamos, ou não, do lado da justiça, do lado da retidão, a fim de que
sejamos alcançados por Sua graça. É precisamente esta situação que levará o
profeta a denunciar a maldade e injustiça do povo de Israel.
II
– JUÍZOS CONTRA VÁRIAS NAÇÕES
- O livro do profeta Amós
começa sua mensagem anunciando o juízo de Deus sobre diversas nações que estavam
ao redor de Israel. Começa afirmando que “o Senhor bramará de Sião e de
Jerusalém dará a Sua voz; nas habitações dos pastores haverá pranto e se secará
o cume do Carmelo” (Am1:2).
- Quando Amós começou a
profetizar, Israel e Judá viviam época de prosperidade material. Ambos os reis,
Uzias e Jeroboão II, haviam trazido prosperidade aos seus povos (II
Rs.15:25-28; II Cr.26:1-15). Apesar de toda esta opulência material, o povo
estava a pecar e, por causa da situação favorável, achava que o pecado não
tinha importância alguma, que jamais deixaria de ter os favores divinos, de
desfrutar da graça e da misericórdia de Deus, que havia Se manifestado
particularmente para o reino do norte (II Rs.15:26,27).
- No entanto, o profeta, já
no limiar de sua mensagem, mostra que Deus não estava inerte nem deixaria que a
situação de aumento do pecado prevaleceria indefinidamente. Pelo contrário,
bramaria de Sião, desde Jerusalém, onde Se fazia particularmente presente, para
que fossem tomadas as devidas providências de Sua justiça caso não houvesse
arrependimento e conversão por parte do Seu povo.
- Isto já nos mostra com
clareza que prosperidade material nem sempre significa bem-estar espiritual. Se
é verdade que o rei Uzias, em Judá, no período em que alcançou a prosperidade
para o seu povo servia a Deus (II Cr.26:5), a prosperidade também alcançou o
reino de Israel, apesar de Jeroboão II ser um rei ímpio (II Rs.15:24).
Portanto, mais uma vez, vemos a Bíblia desmentindo os pregadores da teologia da
prosperidade.
- Amós, um pastor de Tecoa,
situada no reino de Judá, é, então, mandado para o reino de Israel, o reino do
norte, para que proferisse uma mensagem de Deus àquele povo que pecava tanto, a
fim de que eles pudessem continuar a desfrutar do favor imerecido de Deus.
- Vemos, assim, como Deus
tem desejo que todos os homens se salvem e venham ao conhecimento da verdade (I
Tm.2:4). Por Sua infinita graça e misericórdia, nos dias derradeiros do reino
do norte, jamais deixou de dar uma real oportunidade às dez tribos para que se
arrependessem de seus pecados, tendo, para tanto, levantado Jonas (II
Rs.15:25), depois Amós, de quem estamos a tratar nesta lição, trazendo-o do
reino de Judá para profetizar e, por fim, como tivemos ocasião de estudar na
lição 2, levantando Oseias. Os
israelitas não se converteram porque não quiseram, porque rejeitaram a Palavra
de Deus (Os.4:6), não por falta de empenho e demonstração de amor da parte de
Deus.
- Deus não muda (Ml.3:6) e,
por isso, continua a agir da mesma maneira. O Senhor esgota os recursos para que
o homem se arrependa dos seus pecados e se converta, mas é ao homem, dotado do
livre-arbítrio, que incumbe atender ao chamado divino e mudar a direção de suas
vidas, evitando, assim, o juízo divino.
- Amós inicia sua mensagem
anunciando o juízo para as nações que estavam ao redor de Israel, aos gentios, como
que querendo conscientizar os israelitas de que eram eles um povo diferente dos
demais, reino sacerdotal e povo santo (Ex.19:6), e, portanto, podiam ter um
destino diverso daqueles que não serviam
ao Senhor.
- O primeiro juízo é contra
Damasco, ou seja, o reino da Síria, que, realmente, foi dizimado pelos assírios
durante o reinado de Jeroboão II, tendo sido, aliás, este um dos fatores da
prosperidade material vivida pelos israelitas (Am.1:3-5). Como afirma J.G.S.S.
Thomson: “…Amós começou a pregar em Samaria (…). Fazia mais de quarenta anos
que a Assíria havia esmagado a Síria, o vizinho do norte de Samaria. Isso
permitiu a Jeroboão II estender as suas fronteiras (II Rs.14:25), e a
desenvolver um comércio lucrativo, o que criou uma poderosa classe de
negociantes em Samaria…” (op.cit., p.74).
- Podemos, então, verificar
que a mensagem de Amós começa mostrando aos israelitas que a sua condição de prosperidade
material era resultado de um juízo divino a um povo que havia transgredido a
lei de Deus, como que a dizer: percebam, se vocês hoje estão bem é porque
alguém foi castigado pelo Senhor por sua impenitência. Não sejam, pois,
impenitentes para que não lhes suceda o mesmo!
- O segundo juízo era contra
os filisteus, tradicionais inimigos dos israelitas, porque eles tinham “levado
em cativeiro todos os cativos para os entregarem a Edom” (Am.1:6-8). Aqui o
Senhor mostra que castigaria os filisteus porque eles tinham se aproveitado da
miséria alheia para se enriquecerem, o que, também, era uma advertência ao povo
de Israel que, em meio à situação de prosperidade material, estava explorando
os mais pobres do povo. Se os filisteus, por terem tentado tirar vantagem de
cativos, de prisioneiros de guerra, para, com sua venda, lucrarem, o que não
faria o Senhor aos israelitas enriquecidos com a conjuntura econômicofinanceira
favorável em sua exploração dos mais pobres de seu próprio povo?
- O terceiro juízo era
contra os fenícios de Tiro, que haviam praticado o mesmo erro dos filisteus,
querendo tirar proveito econômico dos cativos (Am.1:9,10), acrescentando o
profeta que os tiroítas, ao assim procederem, estavam a não se lembrar da
“aliança de seus irmãos”, aliança esta muito menos grave e solene que a que
havia sido pactuada entre Deus e Israel no monte Sinai.
- O quarto juízo era contra
Edom, que havia perseguido “a seu irmão à espada” e banido toda a sua misericórdia
(Am.1:11,12). Não só seriam punidos os que haviam vendido os cativos a Edom,
mas os próprios edomitas, que haviam aceitado negociar com filisteus e
tiroítas, deixando de lado toda a misericórdia. Aqui também, ainda de forma
velada, o profeta mostra aos israelitas que o procedimento que eles estavam
tendo com os mais pobres da terra era causa de indignação divina.
- O quinto juízo era contra
Amom, porque eles “fenderam as grávidas de Gileade para aumentarem os seus termos”
(Am.1:13-15), ou seja, para que pudessem ter mais propriedades, para que
enriquecessem, haviam matado pessoas inocentes e que estavam obstaculando a
concretização de sua ganância. Com este juízo, o Senhor mostrava que se deve
dar mais valor ao homem que às coisas materiais, algo que os israelitas também não
estavam a fazer.
- O sexto juízo era contra
Moabe, porque havia queimado “os ossos do rei de Edom até os reduzir a cal” (Am.2:1-3).
Diz Russell Shedd que esta expressão do profeta revela uma rivalidade criada
entre Moabe e Edom que atingiu uma dimensão tal que “…não havendo possibilidade
de conseguir prender ou matar o rei inimigo, abriu-se o túmulo de um rei morto,
para o ultrajar profanando seus ossos.” (BÍBLIA SHEDD, com. a Am.2:1, p.1267).
Os amonitas seriam castigados por causa de sua malignidade, de seu ódio
doentio, algo que, infelizmente, também se estava demonstrando entre os
israelitas que, por sua ganância, desejam cada vez mais fazer mal aos mais
pobres da terra.
- O sétimo juízo era contra
Judá, mais uma advertência a Israel, pois agora o castigo divino não estava
mais restrito aos gentios, mas chegava às duas tribos do reino do sul. O
profeta anuncia que os judaítas seriam castigados porque haviam deixado de
guardar os mandamentos e os estatutos do Senhor, deixando-se enganar por suas
próprias mentiras (Am.2:4,5), o que parece ser o desagrado divino pela mudança
de orientação dada por Uzias em sua vida espiritual (II Cr.26:16).
- Depois deste sete juízos,
que eram verdadeiros alertas para o povo de Israel, o profeta, então, dirige-se
diretamente aos israelitas, anunciando o castigo sobre os israelitas “porque
vendem o justo por dinheiro e o necessitado por um par de sapatos” (Am.2:6). A
injustiça social existente em Israel era o motivo pelo qual Deus levantara o
profeta Amós para chamar o povo ao arrependimento dos pecados e à conversão.
III
– OS JUÍZOS CONTRA ISRAEL, UMA SOCIEDADE INJUSTA
- A partir de Am.2:6, o
profeta Amós começa a pronunciar os juízos contra o povo de Israel, o núcleo mesmo
de sua mensagem, se bem que, como já vimos, os juízos feitos contra as demais
nações, inclusive Judá, apenas indicavam a prática por parte daqueles povos do
que também era feito pelos israelitas.
- A prosperidade material
que o Senhor havia trazido a Israel nos dias de Jeroboão II não tinha chegado a
todos os israelitas. Pelo contrário, a opulência material não havia sido
acompanhada de uma distribuição de renda, de uma distribuição de riquezas e o
resultado tinha sido o surgimento de uma situação de gritante desigualdade
social, sendo que os que haviam enriquecido não só não estavam a distribuir com
os pobres, mas tinham tomado o nítido propósito de enriquecer ainda mais,
tomando o que os pobres tinham.
- A sociedade de Israel nos
dias de Jeroboão II prefigura a sociedade que vivemos em nossos dias. Assim como
Israel naqueles dias estava na iminência de receber um juízo divino, que
importaria em sua destruição como sociedade e nação organizada, da mesma
maneira a sociedade globalizada em que vivemos está na iminência de receber o
juízo divino, a saber, a Grande Tribulação, quando também se desfará esta
sociedade pecaminosa e injusta que hoje prevalece entre nós.
- A primeira característica
que o Senhor aponta em Israel é que ali se “vendia um justo por dinheiro e um
necessitado, por um par de sapatos” (Am.2:6). Notamos, de pronto, que a
sociedade israelita era dominada pelo dinheiro, o dinheiro assumia o posto de
vera divindade, tudo girava em torno dele, possuía ele a primazia nos
relacionamentos sociais.
- Hoje em dia não é
diferente. Como afirma uma expressão de uma famosa música que foi trilha sonora
do filme “Cabaret”: “Money makes the world go around”, ou seja, “o dinheiro faz
o mundo rodar”. Em nossa sociedade anticristã, o dinheiro é quem tem a última
palavra, tudo se faz em busca e por causa do dinheiro, não tendo a pessoa
humana qualquer significado. Em que pesem os documentos internacionais e as
constituições dos países prezarem pela “dignidade da pessoa humana” como
princípio basilar, o que conta, mesmo, é o poder econômico-financeiro, em torno
do qual tudo se faz.
- Na sociedade israelita dos
dias de Amós, “o justo era vendido por dinheiro”, ou seja, o dinheiro valia
mais do que a justiça, não se buscava fazer justiça, não se importava em se
seguir a lei dada por Deus ao povo. Ter dinheiro era mais importante, ter
riquezas era o que se buscava.
- Esta obsessão pela posse
de riquezas também se traduzia num consumismo desenfreado, visto que também se
vendia “um necessitado, por um par de sapatos” (Am.2:6). Esta expressão
mostrava muito bem que maior valor tinham os bens de consumo (“o par de
sapatos”) do que a ajuda aos necessitados, do que o exercício do amor ao
próximo. Quantos hoje em dia também assim não procedem, deixando de ajudar alguém
para ter um “par de tênis de marca”…
- Mas não era só isso que o
profeta estava a denunciar. Esta primazia do dinheiro, da busca dos bens
materiais em detrimento da pessoa humana fazia com que várias consequências
nefastas se instalassem na sociedade israelita.
- A primeira delas era a
instalação de uma desigualdade social tamanha no meio do povo, de tal maneira
que, “suspirando pelo pó da terra sobre a cabeça dos pobres, eles pervertem o
caminho dos mansos”. A injustiça social propiciava a perversão do povo que,
diante da situação de nítida injustiça social, passava também a ter uma
mentalidade malvada e egoística. Os ricos acabavam, também, por perverter a
moralidade de toda a sociedade, que passava a adotar estes valores perversos em
seu “modus vivendi”.
- Nos dias hodiernos, vemos
que a situação de desigualdade social gritante e a opressão causada por ela faz
com que as classes sociais menos abastadas adotem como modelo de vida, como
referencial a vida regalada e materialista desfrutada pelas elites e, em
consequência, não raras vezes, adotam caminhos tortuosos para chegar a este
estado, como a criminalidade, por exemplo. Quando vemos os traficantes advindos
das camadas sociais mais humildes adotando os “modus vivendi” da elite bem
notamos como isto é uma realidade.
- Mas, além disso, diz o
profeta, que “um homem e seu pai entram à mesma moça, para profanarem o Meu santo
nome. E se deitam junto a qualquer altar sobre roupas empenhadas, e na casa de
seus deuses bebem o vinho dos que tinham multado” (Am.2:7b,8). Outras duas
consequências trazidas por esta busca desenfreada de coisas materiais são o
hedonismo e o luxo.
- Quando se adota a posse
dos bens materiais como prioridade e objetivo na vida, esquece-se por completo
da dimensão eterna e se passa a buscar o que é passageiro, o que produza prazer
imediato e intenso. Ao se adotar Mamom como seu deus, a pessoa acaba, também,
adotando a “cultura do prazer”, a “busca do prazer imediato a qualquer custo”,
que é o que se denomina de “hedonismo”.
- Amós denunciou que, diante da postura adotada pela elite
israelita ante a prosperidade material alcançada, iniciou-se um movimento de
perversão sexual, de busca de prazer a todo custo e imediato, o que acarreta a
chegada da prostituição, do desregramento da moral sexual.
- Nem é preciso demonstrar
que é exatamente isto que estamos a vivenciar em nossos dias, dias de intensa e
crescente imoralidade sexual, dias em que a chamada “indústria do sexo” é o
negócio que mais rende no mundo depois do tráfico de armas, mais até do que o
tráfico de drogas, segundo as últimas estatísticas. E o mais triste é que
muitos que cristãos se dizem ser estão totalmente mergulhados no hedonismo,
querendo o prazer do aqui e do agora, não se importando com a eternidade.
- Mas, além do hedonismo,
temos, também, o luxo como uma característica não só da sociedade israelita dos
dias de Amós mas também da nossa, da qual aquela é um tipo, uma figura. Luxo,
como diz o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, é “maneira de viver
caracterizada pela ostentação, por despesas excessivas, pela procura de
comodidades caras e supérfluas, pelo gosto do fausto e desejo de ostentação”.
- A busca prioritária de
riquezas e a cultura do prazer fazem com que se tenha um comportamento egoístico,
em que se busca ostentação e o supérfluo, sem se importar com o próximo. O
homem se prende, pois, a muitas coisas, de valor intrínseco algum, mas que o
fazem se distanciar cada vez mais de Deus. Era esta a situação dos israelitas
que viviam regaladamente e acabavam por servir a vários deuses, buscando tão somente
a própria satisfação, mesmo que à custa da exploração dos mais pobres.
- Os israelitas não se
lembravam mais dos benefícios dados por Deus a eles, nem tampouco permitiam que
as pessoas que serviam a Deus pudessem se manifestar no seio da sociedade.
Buscavam desvirtuar os nazireus, pessoas que decidiam se separar para Deus,
como também proibiam os profetas de trazer as mensagens de Deus (Am.2:11,12) e,
por causa disso, sofreriam duro juízo da parte do Senhor (Am.2:13-16).
- Porventura, não é isso que
vemos em nossos dias, a começar daqueles que cristãos se dizem ser? Quantas igrejas
locais não têm corrompido os “nazireus” e proibido os “profetas” de profetizar?
Quantos não têm sido impiedosamente perseguidos e, não raras vezes, excluídos
de suas igrejas locais porque querem servir a Deus e não aceitam mudar os seus
valores, os valores determinados por Deus em Sua Palavra, pelo mundanismo que tem
invadido os ambientes supostamente eclesiásticos? Amados, se isto tem
acontecido com os irmãos, não desanime, pois quem procede assim está chamando
para si mesmos o juízo divino. Mantenhamo-nos fiéis ao Senhor!
- O Senhor anuncia que
visitaria todas as injustiças dos israelitas. Deus não poderia mais andar com Israel,
pois “como andarão dois juntos se não estiverem de acordo?” (Am3:3). Mas, como
o Senhor não faz nada sem revelar antes aos Seus servos, os profetas (Am.3:7),
trataria de denunciar o pecado e anunciar, antes que acontecesse, a quem ainda
O servia e cria em Sua Palavra, o que sucederia ao povo de Israel em virtude de
suas injustiças.
- Notamos, portanto, amados
irmãos, como diz o título da lição, que não pode alguém dizer servir a Deus, adorá-l’O,
se praticar injustiça social, ou seja, se não levar em conta o próximo, se
buscar se enriquecer ou prevalecer de alguma maneira sobre o outro,
prejudicando-o.
- Deus anuncia que lançaria
Seu juízo sobre o povo de Israel porque “…não sabem o que é reto, entesourando nos
seus palácios a violência e a destruição” (Am.3:10). A não distribuição das
riquezas que o próprio Senhor havia dado a Israel fazia com que a elite daquele
país não só entesourasse as riquezas, mas, para manter aquela situação iníqua,
também fizesse uso da violência e da destruição.
- Para que houvesse a
satisfação da ganância daquela elite, não se mediam consequências e não havia
qualquer temor em se usar da violência para se tomar os bens dos mais pobres,
como também da própria destruição de quem se tornasse obstáculo para a
satisfação da concupiscência daquela gente. Hoje em dia não é diferente e não
podemos, de forma alguma, apelar à violência ou à destruição para auferirmos
vantagens econômicofinanceiras. Lembremos que isto não é reto, não é direito,
como disse o Senhor pela boca de Amós.
- O Senhor contemplava a
situação de iniquidade existente. Se, de um lado, havia o necessitado; de
outro, havia “casas de inverno e casas de verão”, “casas de marfim” e “grandes
casas” (Am.3:15), a denunciar a desigualdade social presente em Israel. Todo
este luxo, porém, seria destruído quando viesse o inimigo a destruir todas as
coisas naquela sociedade.
- Deus ainda age desta
maneira, amados irmãos. Vemos, atualmente, que uma “elite eclesiástica” também
está a viver nababescamente como a elite israelita daqueles dias. Também hoje
há as mansões cinematográficas, grandes propriedades rurais com milhares de
cabeças de gado, jatinhos particulares e tantas outras coisas que são
arrancadas das contribuições financeiras de pessoas humildes e necessitadas. No
entanto, isto não nos deve escandalizar nem fazer com que, equivocadamente,
deixemos de contribuir para a obra de Deus. Lembremos que o nosso Deus é o
mesmo Deus que falou pela boca de Amós e que, a Seu tempo, visitará os ímpios e
iníquos.
- O Senhor promete tratar
com estas “vacas de Basã”, que oprimem os pobres e quebrantam os necessitados. Serão
eles “levados com anzóis e a seus descendentes com anzóis de pesca” (Am.4:1,2).
- Diante da injustiça
social, não devemos agir como ensinam os marxistas-leninistas, que aconselham o
uso da violência para que, em uma revolução, seja a elite exterminada e
instituída “pelo partido comunista” uma sociedade justa e igualitária, segundo
os ditames da doutrina de Karl Marx, Friedrich Engels, Lênin, Stálin, Trotsky,
Mao Tsé-Tung e tantos outros teóricos que o que fizeram foi apenas causar a
morte de milhões de pessoas sem ter, com isto, instituído qualquer sociedade
justa como haviam prometido.
- Se é certo que devemos nos
indignar com esta situação e lutarmos para que ela não prevaleça em nossa sociedade,
até porque temos de ter o mesmo sentimento que tem o Senhor a respeito e, como
temos visto até aqui, é um sentimento de indignação e repulsa a um tal estado
de coisas, não devemos tomar em nossas mãos algo que será feito pelo próprio
Deus, a quem pertence única e exclusivamente a vingança (Dt.32:35; Sl.94:1; Rm.12:19;
Hb.10:30).
- Devemos, antes de mais
nada, viver de acordo com o que mandam as Escrituras, não buscando com prioridade
as coisas desta vida, mas sim, o reino de Deus e a sua justiça (Mt.6:33), pois
só assim nossa adoração será aceita. Não é por meio de pecado e de violência
que poderemos agradar a Deus e, muito menos, ser instrumentos da glorificação
do nome do Senhor.
- Por isso, o Senhor mostra
toda a Sua abominação para com a religiosidade ostentada pela elite israelita
que queria servir a Deus mesmo cometendo todas as injustiças que estavam a
praticar. A religiosidade externa apresentada pelos israelitas é chamada de
transgressão, de multiplicação da transgressão, já que de nada adiantava
oferecer sacrifícios diários e trazer, de três em três dias, os dízimos, se
havia a prática da injustiça.
Tais sacrifícios eram para
Deus “sacrifícios de louvores do que é levedado”, ou seja, algo que jamais
seria aceito pelo Senhor (Am.4:4,5), eram festas desprezadas pelo Senhor, que
as aborrecia e não Lhe dava prazer algum (Am.5:21), eram cânticos que o Senhor
não queria ouvir (Am.5:23).
- A prova maior de que Deus
não estava a Se agradar da religiosidade meramente exterior dos israelitas era que
já estava a executar as maldições previstas na lei de Moisés (Dt.28:15-68),
retendo a chuva, mandando pestes e já
causando perdas entre os moradores de Israel (Am.4:6-11), a fim de que Israel
percebesse que teria de se encontrar com o seu Deus para Lhe prestar contas
(Am.4:12,13).
- Muitos estão a viver da
mesma maneira em nossos dias. Fazem questão de parecerem religiosos devotos, cumpridores
de todas as suas obrigações junto a suas igrejas locais, inclusive
multiplicando as festividades e os cultos ao Senhor, mas não cessam de praticar
o mal, de viver em função das coisas materiais, das coisas desta vida, negando,
assim, que tenham ressuscitado com Cristo Jesus (Cl.3:1-4). Como não têm a vida
nova em Cristo Jesus, não podem mortificar a carne, a natureza pecaminosa que
habita em nós e, consequentemente, ainda vivem em seus delitos e pecados,
mortos para Deus. Que Deus nos guarde desta situação, amados irmãos!
- Apesar de todos estes
avisos divinos, o povo não se converteu (Am.4:8-11) e, em virtude disto,
Israel, cairia, nunca mais se levantaria e seria desamparada na sua terra
(Am.5:2).
- Deus, então, manda que o
profeta Amós pregue o arrependimento dos pecados e a conversão: “Porque assim
diz o Senhor à casa de Israel: Buscai-Me e vivei” (Am.5:4), “Buscai ao Senhor,
e vivei, para que não se lance na casa de José como um fogo, e a consuma, e não
haja em Betel quem o apague. Vós que converteis o juízo em alosna, e deitais
por terra a justiça, procurai o que faz o Sete estrelo, e o Oriom, e torna a
sombra da noite em manhã, e escurece o dia como a noite; o que chama as águas
do mar, e as derrama sobre a terra; o Senhor é o Seu nome” (Am.5:6-8).
- Deus jamais lança o juízo
sem antes dar oportunidade real para que o homem se arrependa dos seus pecados
e se converta. O caminho da conversão é a busca ao Senhor, é passar a buscar
prioritariamente agradar a Deus, a obedecer-Lhe, a se deixar ser governado pelo
Senhor. Isto implica, nos relacionamentos sociais, em amar a Deus sobre todas
as coisas e ao próximo como a si mesmo, a pôr a pessoa humana como a principal
coisa que existe na face da Terra.
- Somente há justiça social
quando a pessoa humana é posta como prioridade na sociedade, quando se dá a devida
dignidade ao homem por ser ele a imagem e semelhança de Deus. Como afirma o
Compêndio da Doutrina Social da Igreja
Romana: “toda a vida social é expressão do seu inconfundível protagonista: a
pessoa humana.” (Compêndio, n.106). Quando subjugamos o homem a outros
interesses, como a posse de bens materiais, construímos uma sociedade injusta e
perversa, como é a nossa sociedade hodierna, como era a sociedade de Israel nos
dias de Amós.
- Não podemos adorar a Deus,
não podemos servi-l’O com sinceridade se não pusermos na ordem social a pessoa
humana, que foi feita à Sua imagem e semelhança, como prioridade, até porque o
Senhor pôs o homem como coroa da criação terrena (Sl.8:4-8). Deixar de dar ao
homem o lugar de primazia em nossa organização social é se rebelar contra a
ordem instituída pelo Senhor no princípio.
- Isto importa dizer que, na
organização social, devemos priorizar a pessoa humana, a satisfação de suas necessidades,
jamais relegando a satisfação do mínimo suficiente para que alguém sobreviva
dignamente em detrimento de satisfação de nossas vaidades, do acúmulo de
riquezas ou da sua ostentação. O que norteia o mundo hoje em dia é a busca do
máximo prazer, do máximo consumo mesmo se isto representa a exploração de seres
humanos, reduzidos a condições sub-humanas para que outros tenham suas “casas
de marfim”.
- Em busca de uma vida
regalada, muitos não se importam em levar milhões e milhões de pessoas a
condições degradantes, à fome e à miséria absoluta. Esta injusta distribuição
das riquezas, que está na própria essência dos sistemas
político-econômicos criados pelo homem,
seja o capitalismo, seja o socialismo, é resultado, consequência direta do
domínio do pecado sobre a humanidade. Somente quando o pecado for debelado, o
que ocorrerá quando da construção do reino milenial de Cristo, teremos as tão
almejadas justiça e paz.
- Este mundo está no maligno
(I Jo.5:19) e não se pode esperar dele que se tenha justiça, que haja a dignificação
da pessoa humana. Certa feita, o escrito brasileiro Millôr Fernandes
(1923-2012) disse o seguinte: “o contrário da exploração da mesa pela cadeira,
é a exploração da cadeira pela mesa. O capitalismo é a exploração do homem pelo
homem e o socialismo, exatamente o contrário”.
Temos aqui uma verdade incontestável:
todo e qualquer sistema construído pelo homem será um sistema dominado pelo
pecado, pois o pecado domina o homem. Deste modo, não se terá jamais, num
sistema construído pelo homem, a justiça social, que continua a ser a
inalcançável meta de todo homem. Por isso, seja qual for o sistema
políticoeconômico reinante, haverá injusta distribuição dos recursos entre os
homens.
- Tal situação, porém, não
pode servir para um conformismo por parte dos servos de Deus. O Senhor não Se conformou
com a situação vivida por Israel e mandou de Judá o profeta Amós para
denunciá-la e conclamar o povo a se arrepender de seus pecados e a se
converter. Quando buscamos a Deus, encontramos vida e, se temos vida, podemos
mudar a situação social que está a nossa volta. Se a pessoa humana foi
dignificada, ainda que não o suficiente, nos últimos séculos, isto se deve à
pregação do Evangelho.
- Deus manda que os
israelitas se convertessem, buscassem a Deus e cumprissem a lei de Moisés,
pois, em fazendo assim, alcançariam a justiça social. A lei de Moisés tinha
inúmeros mecanismos para impedir o enriquecimento intenso de uns poucos e o
empobrecimento descomunal de quase todos. Através de instituições como o ano do
jubileu, o ano sabático, a respiga, dentre outros, impedia que um grupo ficasse
muito distante dos demais habitantes do país. No entanto, os israelitas não
seguiam a lei dada por Deus e estavam a instalar uma sociedade extremamente
injusta e opressora sobre os mais pobres, os mais humildes.
- Os israelitas, porém, em
vez de buscarem a Deus, mesmo sabendo que podia advir desta rebeldia o juízo,
não se converteram. Pelo contrário,
“aborreciam na porta ao que os repreendia e abominavam o que falava sinceramente”
(Am.5:10). Parece vermos que o profeta como que subscrevia as palavras do nosso
Ruy Barbosa que, em certa ocasião, afirmou que, em nossa sociedade, diante de
tantas iniquidades, chegamos a ter vergonha de ser honestos.
- Os pobres eram pisados,
deles se exigindo um pesado tributo, tributo que era utilizado não para o
bem-estar da população, mas para que fosse satisfeito o luxo dos mais
poderosos, que com o tributo erguiam
casas lavradas e adquiriam o vinho para suas festas (Am.5:11).
- Como se isto fosse pouco,
a elite israelita ainda afligiam o justo, tomavam suborno e rejeitavam o necessitado
na porta, fazendo com que se vivesse, no meio do povo de Deus, uma situação
praticamente idêntica a que se vivia em Sodoma (Ez.16:49). Será que não temos
nos comportado desta mesma maneira?
Pensemos
nisto, amados irmãos!
- O caminho para que o
Senhor tivesse piedade de Israel era que o povo aborrecesse o mal e amasse o bem,
estabelecendo a justiça na sociedade (Am.5:15). Este é o caminho que devemos
perseguir na sociedade perversa onde vivemos. Se nós, servos de Deus, fizermos
o correto, formos justos, buscarmos a Deus e amarmos o bem, o Senhor poderá ter
misericórdia da sociedade onde vivemos. Será que temos feito isto, ou estamos
seguindo os passos tortuosos dos ímpios?
- Para os impenitentes, para
aqueles que não se convertessem a Deus, estava reservado o juízo, que o profeta
chama de “o dia do Senhor” (Am.6:18). Em sua religiosidade externa, os
israelitas diziam almejar o “dia do Senhor”, mas o profeta os adverte que
aquele dia seria terrível para eles, pois, como não serviam a Deus, seria um
dia de trevas e não, de luz.
- De igual modo, há muitos
que cristãos se dizem ser que estão a clamar “Ora vem Senhor Jesus”,
“Maranata”, al sabendo que, por viverem injustamente, por não amarem o próximo,
por não darem a devida dignidade à pessoa humana, este dia lhes virá para
juízo, pois, como não estão a cumprir o mandamento do amor deixado pelo Senhor
Jesus (Jo.15:12), o dia do arrebatamento da Igreja não lhes trará a glorificação,
mas, sim, o início do mais tenebroso período da história da humanidade, a
Grande Tribulação. Busquemos ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-O
enquanto está perto (Is.55:6). Hoje ainda é dia aceitável, não permitam que a multiplicação
do pecado no mundo venha arrefecer o nosso amor (Mt.24:12).
- O Senhor diz que trataria
com todos aqueles que haviam preferido ter uma vida regalada a servir a Deus e
a ajudar os mais necessitados, que estavam no luxo, “dormindo em casas de
marfim, cantando ao som do alaúde, bebendo vinho em taças, ungindo-se com o
mais excelente óleo” (Am.6:4-6).
- Todos eles perderiam, de
uma hora para outra, todas as suas riquezas e se tornariam cativos, sendo
levados como tal para outro país (Am.6:7). A soberba que havia tomado conta
daquela elite de Israel seria totalmente debelada e seus palácios, destruídos
(Am.6:8).
- Por que Deus estaria a
tratar com essa gente? Seria porque não suporta ver o homem ter uma vida
regalada, como as divindades gregas que não suportavam ver o sucesso de um
simples mortal? Não, não e não! Deus quer que o homem viva bem, tanto que para
este mesmo homem construiu um lugar de delícia como era o jardim do Éden. O que
Deus não tolera é que esta vida regalada seja obtida através da injustiça,
através da exploração de outros seres humanos. Olha o que diz Amós: “Por que
haveis vós tornado o juízo em fel e o fruto da justiça, em alosna? “(Am.6:12b).
A injustiça era a causa do castigo divino.
- A promessa do juízo
divino, da vingança do Senhor sobre aquele povo impenitente, não veio porém desacompanhada
de uma demonstração da misericórdia divina. Ao contrário do que alguns
desavisados têm propagado por aí, de que o Deus cristão é um Deus cruel e
sanguinário, temos que o nosso Deus é um Deus misericordioso, clemente e
amoroso, mas que, nem por isso, deixa de ser justo.
- Após ter anunciado que
Israel seria levado cativo por causa de sua injustiça social, o Senhor deu a
Amós uma visão em que gafanhotos destruíam completamente a erva da terra.
Diante de uma visão tão terrível, que significa a morte pela fome de todo o
povo, o profeta não aguentou e pediu a Deus que perdoasse Israel e Deus, então,
disse ao profeta que havia Se arrependido daquilo e que não aconteceria
(Am.7:1-3).
- Deus, então, dá uma nova
visão ao profeta, desta vez de um fogo que consumia toda a terra, destruindo-a por
completo. O profeta, uma vez mais, compungido com aquela situação, pediu a Deus
que perdoasse Israel e o Senhor, uma vez mais, ouviu o profeta e disse que isto
não aconteceria (Am.7:4-6).
- Em ambas estas passagens,
o Senhor quis revelar, através do profeta, a Sua misericórdia e a Sua
disposição de sempre perdoar o homem. Deus não tem prazer na morte do ímpio,
mas deseja a sua conversão (Ez.18:23; 33:11). Este “arrependimento” de Deus
deve ser compreendido como a revelação da misericórdia de Deus e de Sua fidelidade em não
destruir por completo o Seu povo, ainda que fosse ele um povo pecador. Há
sempre um remanescente no meio do povo de Deus que é poupado pelo Senhor para
que Se cumpram as promessas feitas pelo Senhor a Israel. Não nos esqueçamos,
amados irmãos: Deus é fiel e, se formos infiéis, Ele permanece fiel, pois não
pode negar a Si mesmo (II Tm.2:13).
- Amós intercedeu pelo povo,
pois, como homem de Deus, sentia pelos israelitas amor, mostrando como nós
devemos agir em relação aos impenitentes de nossa sociedade, de nossa nação. O
profeta, que nem israelita era, mas, sim, judaíta, poderia ter dito ao Senhor
que agisse de forma a destruir aquele povo, até porque, certamente, estava a
perceber que não era bem visto pelos sacerdotes do culto dos bezerros de ouro
em Samaria, mas sua condição de servo de Deus, de homem cheio do Espírito Santo
o impedia de ter outra conduta senão a de querer a salvação do próximo. Será
que temos agido assim, nós que, como servos do Senhor Jesus, temos, assim como
Amós tinha, o Espírito Santo e, mais do que Amós, que era cheio do Espírito quando
profetizava, temos o Espírito a habitar conosco e a estar em nós (Jo.14:17)?
- O Senhor, porém, mostrou a
Amós uma terceira visão, desta feita, a visão de um prumo. Apesar de prometer
ao profeta que não destruiria totalmente o povo, o Senhor fez questão que
deveria fazer justiça, pois “os altos de Isaque serão assolados e destruídos os
santuários de Israel e Me levantarei com a espada contra a casa de Jeroboão”
(Am.7:9).
- Deus não iria destruir
totalmente Israel, atendendo ao pedido do profeta, que estava de acordo com os compromissos assumidos pelo
Senhor junto a Israel no monte Sinai, mas, nem por isso, deixaria de executar a
justiça diante da impenitência verificada. Deus não Se deixa escarnecer, amados
irmãos, por isso não queiramos abusar da Sua graça, pois Ele é o Deus de
justiça!
- Quando o profeta anunciou
que Deus lançaria o juízo contra a casa real, terminou o grau de
suportabilidade por parte dos profetas e sacerdotes reais. Amazias, o sacerdote
de Betel, mandou dizer ao rei Jeroboão II que Amós era um conspirador, um
revolucionário que estava querendo instigar o povo contra o monarca (Am.7:10).
Amazias, inclusive, proibiu Amós de profetizar em Israel, mandando-o para Judá
(Am.7:12,13).
- O profeta, porém, não se
intimidou. Premido pelo sacerdote Amazias, disse que não estava ali porque
fosse “profeta, filho de profeta”, mas, sendo um simples boieiro e cultivador
de sicômoros, havia sido mandado por Deus para Israel para ali levar a mensagem
do Senhor e que tudo quanto estava a profetizar, aconteceria e, inclusive, o
próprio sacerdote Amazias sofreria o castigo divino (Am.7:14-17).
- Assim como Amós, não
podemos nos deixar intimidar pelos que se beneficiam da ordem injusta
estabelecida (o chamado “establishment”), inclusive entre os que cristãos se
dizem ser e, assim como Amazias, ostentam cargos e posições relevantes na
sociedade. Temos de ter, como Amós, a convicção de que estamos servindo ao Senhor
e Lhe sendo obedientes, não tendo, pois, medo de enfrentar, quando necessário,
as autoridades e os “grandes”.
- Observemos que não foi
Amós quem se rebelou contra o sistema, nem quem promoveu qualquer rebelião. Não podemos, em hipótese
alguma, menosprezarmos ou nos revoltarmos contra as autoridades, pois elas são constituídas
por Deus (Rm.13:1,2). Todavia, não podemos, por ter o amor de Deus em nossos corações,
folgar com a injustiça (I Co.13:6), de sorte que devemos não só praticar a
justiça em nossos atos, como também denunciar a injustiça alheia, como fez o
profeta Amós.
- Lamentavelmente, muitos,
em nossos dias, são verdadeiros Amazias, que preferem ter posição, prestígio e poder,
mesmo em meio à injustiça, a fazer o que é reto e justo, a defender aqueles que
são injustiçados e oprimidos. Quando surge alguém que aceite ser profeta de
Deus, que aceite denunciar a injustiça, são os primeiros a querer calá-los e
expulsá-los do meio social. Estes também receberão o devido castigo da parte de
Deus.
- A Bíblia não nos revela se
Amós acabou tendo de voltar para Tecoa. O livro prossegue com algumas visões emensagens
do profeta, que não sabemos se proferidas logo em seguida a esta determinação
de Amazias ou num período posterior. Os estudiosos entendem que Amós realmente
foi banido de Samaria e teve de voltar para Judá, onde tornou a ser
simplesmente boeiro e cultivador de
sicômoros, o que explicaria o início do ministério do profeta Oseias. De
qualquer sorte, Amós fez aquilo que o Senhor queria que fizesse e isto é o que
importa para todos nós, que devemos seguir-lhe o exemplo.
- O fato é que Deus deu a Amós,
após este episódio com Amazias, uma outra visão, a visão de um cesto de frutos
de verão, para anunciar que havia chegado o fim de Israel. Este fim tinha uma
causa: “anelais o abatimento do necessitado e destruís os miseráveis da terra”.
Temos aqui a malignidade de que já falamos supra e que sempre acompanha uma
sociedade que erige o dinheiro como seu verdadeiro deus.
- O Senhor denunciou, pela
boca de Amós, que os ricos ficavam aguardando ansiosamente a chegada do mês (a
lua nova representava o início dos meses no calendário judaico) para que
pudessem explorar os pobres e necessitados, usando balanças enganadoras para
fraudar os pesos e medidas e, deste modo, venderem os produtos com maior lucro.
- Não havia escrúpulos por
parte da elite dominante para conseguir arrancar cada vez mais recursos dos
mais pobres. Eram insaciáveis em seu desejo de enriquecimento e, para isto, não
tinham qualquer dó ou pena dos menos afortunados, que eram explorados cada vez
mais.
- Porventura não é isto que
vemos nos dias em que vivemos? As estatísticas demonstram, com absoluta clareza,
que, apesar de todo o desenvolvimento tecnológico dos nossos dias e da
“melhoria das condições de vida” que é propalada pela mídia, os índices de
desigualdade social só aumentam. Pesquisa recente feita pelas Nações Unidas
aponta que os índices de desigualdade estão crescendo em todos os países do
mundo, tanto que 1 bilhão de pessoas, dos 3,5 bilhões que moram em cidades,
atualmente moram em favelas em todo o mundo. Ou seja: o progresso vivido pelo
mundo em nossos dias não está servindo ao homem, mas apenas a alguns poucos,
cada vez em menor número.
- Diante deste quadro de
nítida injustiça social, não havia mais o que fazer do que fazer vir ao povo “o
dia do Senhor”, ocasião em que “o sol se poria ao meio dia e a terra se entenebreceria
em dia de luz” (Am.8:9), “tornaria as festas em luto e todos os cânticos em
lamentações” (Am.8:10).
- Todas as coisas procuradas
com ânsia por aquela gente se perderia. Quando buscamos as coisas materiais e prejudicamos
os outros para obtê-las, esquecemo-nos de que tudo o que existe neste mundo é
passageiro e que somente quem faz a vontade de Deus permanece para sempre (I
Jo.2:17). Por que, então, trocar uma eternidade com Deus por coisas passageiras
desta vida que nos levarão à perdição?
- O profeta Amós, inclusive,
anuncia que haverá dias em que haverá fome sobre a Terra, mas não fome de pão nem
sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor, dias em que as pessoas
andarão de um lado para outro buscando a Palavra de Deus mas não a acharão
(Am.8:11,12). Esses dias de que fala o profeta Amós parecem ser os dias da
segunda metade da Grande Tribulação, quando não haverá mais profetas para falar
a Palavra de Deus, a ponto de o próprio Deus, na Sua misericórdia, anunciar o
Evangelho por meio dos anjos (Ap.14:6-13).
Acordemos,
irmãos, enquanto é tempo!
- O juízo anunciado por Amós
é terrível. O Senhor diz que ninguém escaparia do cativeiro nem da espada, mas,
cumprindo aquilo que já havia mostrado ao profeta, o Senhor diz que não
destruiria todo o Israel, deixaria um remanescente (Am.9:1-8).
III
– A PROMESSA DE BÊNÇÃO SOBRE ISRAEL
- Ao dar as duas primeiras
visões ao profeta Amós, o Senhor já mostrara que, apesar do juízo ser
inevitável diante da impenitência do povo, mesmo assim o Senhor não destruiria
Israel totalmente, diante das Suas promessas de fazer daquele povo um reino
sacerdotal e um povo santo.
- Ante o propósito divino,
que jamais pode ser impedido (Is.43:13), o Senhor não poderia, mesmo, como é um
Deus imutável e fiel, permitir a destruição de todo o povo de Israel, devendo,
pois, preservar um remanescente para os dias do cumprimento de Suas promessas.
- Por isso mesmo, até hoje
os judeus, em todas as suas universidades, mantêm estudiosos para tentar
encontrar as “dez tribos perdidas”, visto que as Escrituras são firmes em
apontar que Judá e Israel serão reunidas peloSenhor quando do estabelecimento
do reino milenial de Cristo (Ez.37:19-23). A propósito, nos últimos anos, têm
conseguido os estudiosos encontrar remanescentes destas tribos em diversos
lugares, a indicar, portanto, que não houve uma destruição total.
- Assim, o Senhor é peremptório em afirmar que
destruiria o reino pecador de Israel, mas não destruiria totalmente a casa de
Jacó (Am.9:8). Os pecadores seriam mortos, por causa do seu pecado, mas a nação
não seria destruída, por causa das promessas de Deus.
- É importante, portanto,
verificarmos que Deus zela pelo Seu povo, cumpre as Suas promessas, mas que nem
por isso pecadores deixarão de ser punidos. O compromisso de Deus é com a Sua
Palavra, não com os pecadores que, se quiserem pertencer ao remanescente salvo,
deverão se arrepender de seus pecados e se converter.
- Muitos se iludem, em
nossos dias, como os judeus dos dias de Jesus que, por serem descendentes
biológicos de Abraão, achavam que tinham a Deus por Pai. O Senhor Jesus
mostrou-lhes, com absoluta clareza, que o fato de alguém ser etnicamente
pertencente a Israel não significa em absoluto que seja filho de Abraão (Jo.8:33-45).
- Nós, então, que
pertencemos ao “Israel de Deus”, ou seja, a uma nação constituída
espiritualmente, sem qualquer traço étnico, não podemos querer nos considerar
“filhos de Deus” só porque ostentamos o nome de “cristãos”, porque pertencemos
a uma denominação religiosa que se diga cristã. Somente seremos verdadeiros “filhos
de Deus” se crermos em Jesus e O amarmos, o que importa reconhecer que devemos
servi-l’O e observar a Sua Palavra, em especial, demonstrando amor ao próximo e
não compartilhando da injustiça social existente no mundo. Será que podemos
dizer que somos servos de Deus, que pertencemos ao Seu povo?
- O Senhor promete, então,
diante do fato de que não haverá destruição total de Israel, que haveria um dia
em que a tenda de Davi seria levantada novamente e a nação de Israel seria
edificada como nos dias da antiguidade, profecia esta que se cumprirá apenas no
reino milenial de Cristo, quando haverá a restauração plena de Israel, como foi
visto pelo profeta Ezequiel no vale dos ossos secos.
- Se Israel já existe hoje
como nação na comunidade internacional, ainda se trata de uma nação que tem
apenas os judeus, não envolvendo as dez tribos perdidas, bem assim nem todos os
judeus ali estão a morar, já que a maior parte dos judeus ainda vive na
diáspora. Além do mais, embora Israel esteja estruturado como um Estado
independente, ainda que contestado ainda por vários países (em especial os
árabes), o fato é que, espiritualmente, ainda os israelitas não têm vida
espiritual, já que não aceitam ainda a Cristo como o Messias, a revelar que
ainda não se cumpriu totalmente o que foi profetizado na visão do vale dos
ossos secos.
- Tanto isso é verdade que,
no concílio de Jerusalém, quando a Igreja discutia a respeito da necessidade,
ou não, dos gentios se fazerem judeus para que houvesse a sua integração à
Igreja, o Espírito Santo fez os apóstolos, anciãos e demais cristãos ali
reunidos lembrar desta profecia de Amós, para que eles entendessem que o tempo
da Igreja era destinado aos gentios e que o Senhor trataria com Israel
oportunamente (At.15:16,17).
- O Senhor, então, mostrando
toda a Sua misericórdia e graça, mesmo diante da rejeição dos israelitas à mensagem
dada por intermédio de Amós, diz que haveria dias em que o cativeiro seria
removido do meio do povo de Israel e os israelitas retornariam para a sua
terra, tempos em que todos os israelitas gozariam dos bens do fruto da terra,
em perfeita justiça e paz.
- Ao contrário da opressão
vivida naqueles dias em que o profeta Amós exerceu seu ministério, os
israelitas todos haveriam de habitar, plantas vinhas e beber o seu vinho, ter
pomares e comerem do seu fruto, num ambiente de justiça e paz, onde todos
poderiam usufruir do seu trabalho, sem qualquer injustiça na distribuição da
renda obtida.
- Como servos de Deus, que
almejamos a chegada desses dias, quando, ao lado de Cristo, veremos a instauração
da justiça e da paz (Sl.85:10), devemos, desde já, agir neste sentido, sendo
verdadeiros adoradores do Senhor, na medida em que nos comportemos de forma a
que as relações sociais sejam mais justas, pois o reino de Deus não é comida,
nem bebida, mas justiça e paz e alegria no Espírito Santo (Rm.14:17). Temos agido
desta maneira? Que lendo Amós mudemos nosso comportamento social e sejamos
verdadeiras luzes neste mundo tenebroso e injusto. Amém!
Caramuru
Afonso Francisco
This entry was posted on terça-feira, 23 de outubro de 2012 at 05:13. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.
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